AVVA Saúde

  “A saúde depende de estarmos em harmonia com nossas almas.” Edward Bach

A terapia Floral é um sistema simples de tratamento que busca na natureza a cura para as nossas doenças. Os remédios usados são  compostos por essências de pequenas flores silvestres encontradas no interior da Inglaterra 

  O criador do método, Dr. Edward Bach, foi um médico britânico, nascido em 1886, que tinha desde muito cedo uma conexão  bastante intensa com a natureza, além de ser bastante sensível e intuitivo.

  Como médico, o Dr.Bach, atendeu muitos pacientes no pós primeira guerra e pôde perceber na prática que dois pacientes com a mesma doença, respondiam de forma diferente a um mesmo tratamento, o que o levou a acreditar que a personalidade dos doentes influenciava em sua recuperação.

  Por trabalhar em laboratório e ter um espírito de pesquisador, Bach criou vacinas capazes de tratar doenças crônicas. Depois se aproximou da Homeopatia e ficou muito encantado com a possibilidade de tratar as doenças com medicamentos extraídos da natureza, sem efeitos colaterais.

  Com o tempo e a experiência em hospitais, ele chegou à conclusão que era preciso tratar o indivíduo e não  a doença. Para ele, o que conhecemos como doença  é a manifestação em nosso corpo de um conflito entre nossa mente e nossa alma. A doença funciona como um recado do corpo para avisar que algo não vai bem. Sendo assim, o caminho para a cura está no equilíbrio das nossas emoções. 

  Em busca de medicamentos naturais que fossem capazes de nos  proporcionar equilíbrio emocional , Bach se isolou por quatro anos no interior da Inglaterra e lá descobriu 38 flores que tinham esse potencial. Catalogou e escreveu os fundamentos de sua nova medicina, deixando claro que acreditava ser importante difundir esse conhecimento simples e ao mesmo tempo profundo.

  O método se difundiu e foi reconhecido  em 1956 pela Organização Mundial da Saúde. No Brasil a Terapia Floral faz parte das Práticas Integrativas e complementares em saúde(PICS), sendo oferecida no Sistema Único de Saúde. 

  Os remédios usados na Terapia Floral nos ajudam a restaurar nossa força interior e nos conectam com nossa verdadeira essência, o que nos torna mais saudáveis e positivos. 

  Como o foco dessa terapia é tratar a causa da doença, ela não é utilizada para tratar nossos sintomas e sim para situações como ansiedade, medos, traumas, entre outras.

  Por ser natural, a Terapia Floral é bastante segura e sem efeitos colaterais, podendo ser realizada por pessoas de todas as idades.  Ela não interfere em outros tratamentos que estejam sendo realizados e entra como aliada no processo de cura, visto que é uma terapia complementar.

Flavia Bertolossi – Psicanalista, Terapeuta Floral e Terapeuta Reiki

Categorias: Saúde