AVVA Saúde

Psicoterapia é um serviço que pode ser utilizado para aumentar sua auto percepção e, consequentemente, seu bem estar emocional, mental e relacional. É comum as pessoas às vezes se perguntarem se fazer terapia vale todo o investimento necessário de tempo, dinheiro e energia. Então, proponho pensarmos, terapia para quê?!
Primeiramente, pesquisas sugerem que entre 30-50% dos adultos atravessam profundas dificuldades emocionais em algum momento da vida. E a experiência clínica sugere que estes números sejam, de fato, subestimados. Sabe-se que pelo menos 1 em 3 adultos sofre de alguma doença mental em algum momento da vida. Portanto, poder falar sobre suas dificuldades para alguém qualificado e treinado em escutar pode ser uma experiência, ao mesmo tempo, muito apaziguadora e transformadora.
Pesquisas também comprovam que a maior parte das pessoas apresenta menos sintomas clínicos e maior qualidade de vida pós terapia. Então, pesquisas comprovam que terapia costuma funcionar.
Para os descrentes e cientistas de plantão, aqui segue algumas referências:

  • American Psychological Association: Resolution of Therapy Effectiveness
  • The Effectiveness of Psychotherapy
  • American Psychologist: The Efficacy of Psychodynamic Psychotherapy (pdf)
  • The Consumer Reports Study: The Effectiveness of Psychotherapy
    Outra vantagem é que o processo terapêutico na maioria das vezes é suficiente para tratar inúmeros sintomas sem que seja necessário o uso de medicação psiquiátrica.
    Embora hoje em dia o uso de medicação esteja cada vez mais usual, este traz varias efeitos colaterais e consequências negativas para nosso corpo.
    Finalmente, os benefícios da terapia tem efeito duradouro. As pessoas que fazem terapia tendem a continuar crescendo e se desenvolvendo mentalmente, emocionalmente e relacionalmente, mesmo depois do final do tratamento. Portanto, a terapia é útil não só na redução dos sintomas clínicos, mas também no alcance de uma compreensão mais profunda de si no mundo que impacta todo um processo de tomada de decisão, trazendo cura, transformação e mudança positiva.
Categorias: Psicoterapia