AVVA Saúde

Existem várias abordagens diferentes para a psicoterapia. Psicoterapia refere-se ao atendimento realizado com base em princípios e técnicas da Psicologia. Geralmente, os psicólogos se baseiam em uma, ou mais de uma, linha terapêutica. Cada linha representa uma diferente perspectiva teórica que oferece um certo ponto de vista utilizado para nortear o psicólogo no seu entendimento dos seus clientes e seus problemas. Portanto, as diferentes perspectivas teóricas adotadas pelo psicólogo é importante para definir a forma dele compreender os seus problemas e te ajudar a buscar soluções para eles. 

Profissionais com mais de uma linha de formação buscam adotar a orientação teórica que mais se adequa a sua situação para obter resultados mais rápidos. 

Por exemplo, os psicólogos da linha cognitivo-comportamental têm uma abordagem mais objetiva e prática para o atendimento. Dentro desta abordagem teórica, é comum o psicólogo te recomendar certas tarefas ou atividades com objetivo de te ajudar a desenvolver habilidades de enfrentamento mais eficazes. 

Já o psicanálise é um conjunto de teorias e técnicas terapêuticas associadas ao estudo da mente inconsciente. Esta abordagem teórica preconiza a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento do indivíduo.

Essa linha procura estimular o próprio paciente a ter seus insights, para que ele mesmo compreenda o que está acontecendo consigo e quais recursos ele pode usar para solucionar a questão. As interpretações feitas pelo psicanalista durante a sessão propiciam autoconhecimento e transformação gradual dos sintomas. 

A linha behaviorista busca modificar o comportamento das pessoas com uma atuação bem diretiva. Frequentemente, são passadas “tarefas de casa” que colocam o paciente em contato com o que o aflige em doses progressivas para ajudá-lo a superar aos poucos suas dificuldades.

Na vertente humanista, toda pessoa tem capacidade de crescimento e desenvolvimento e, para facilitar este processo, o psicólogo não direciona, mas estabelece um ambiente acolhedor e empático, onde o paciente possa se desenvolver da forma em que ele escolher na busca de ser realmente quem é.

A proposta da gestalt terapia é que o paciente possa experienciar as coisas, ao invés de ter somente um entendimento racional. Desta forma, pode-se  desenvolver um entendimento integral, entre o pensar, sentir e agir. Nesta linha teórica, a prática não é direcionada e busca facilitar que o paciente encontre um jeito positivo de estar no mundo no momento presente.

Há técnicas mais eficientes para certos casos do que outras. Como você poderá saber se o trabalho será realmente efetivo para seus problemas especificamente? Converse sobre estas questões e tire suas dúvidas com seu psicólogo. Esperamos que esse material tenha sido útil e te motivado a dar mais um passo rumo a sua realização pessoal! 

Categorias: Psicoterapia