Uma dúvida comum é em relação a quando se deve procurar um profissional para te ajudar a lidar com suas dificuldades emocionais. Muitos acreditam que o problema precisa ser devastador e ter o poder de paralisar completamente a vida da pessoa antes dela se permitir pedir ajuda. Outros acreditam que a cada pequeno problema precisa-se de um apoio profissional e acabam confiando pouco na sua capacidade de enfrentar os desafios e da própria vida de se reorganizar. Enfim, como saber qual é a melhor hora de pedir ajuda terapêutica, se afinal todo mundo tem problemas e se as dificuldades fazem parte da vida de todas as pessoas? Isso quer dizer que todo mundo precisa fazer terapia?
Uma boa hora para pedir ajuda profissional é quando:
- Suas dificuldades emocionais não parecem estar melhorando com o passar do tempo.
- Você não está conseguindo resolver os seus problemas apesar de sentir que está se esforçando muito para lidar melhor com as suas questões.
- O apoio emocional de familiares, amigos e colegas de trabalho não está sendo suficiente para te dar o suporte necessário para te ajudar a vencer suas dificuldades.
- Sentimento forte de angústia e tristeza, uma sensação esmagadora e prolongada de desamparo e melancolia.
- Grande dificuldade de se concentrar nas tarefas no trabalho ou para realizar outras atividades cotidianas em casa.
- Preocupa-se de forma excessiva, sempre antecipando ou esperando o pior das situações.
- Costuma trabalhar constantemente no seu limite máximo de estresse e apresenta sinais marcados de desgaste físico e emocional.
- Uso excessivo de álcool ou drogas para tentar se sentir melhor sobre si mesmo.
- Comportamento agressivo recorrente.
- Dificuldade de se compreender e expressar seus pensamentos, emoções e comportamentos de forma controlada e coerente nas suas relações sociais, afetivas e familiares.
Enfim, há Inúmeras razões porque as pessoas costumam buscar terapia e a questão de quando é o melhor momento para procurar ajuda de um
profissional é muito individual, porque depende diretamente do funcionamento de cada pessoa.
Mas uma pergunta definitiva que você deveria se fazer, se está em dúvidas sobre se este é o momento de procurar um psicólogo, ou não, é até que ponto sua rotina cotidiana está sendo afetada por suas dificuldades emocionais. Se na sua resposta você identificar que sua vida está sendo muito afetada por seus problemas e preocupações, então, seria prudente buscar a ajuda de um psicólogo.
O principal cuidado neste momento passa então a ser: pesquisar se o psicólogo tem experiência na área em que você precisa de ajuda.
Empatia e afinidade são elementos extremamente importantes para que você se sinta confortável o suficiente com o seu psicólogo, para poder compartilhar todas as suas dificuldades e formar uma relação produtiva.